1.
O que é o Ambiente Pedagógico Colaborativo?
O Ambiente Pedagógico Colaborativo é um sistema
aprendizagem colaborativa, desenvolvido pela Secretaria de
Estado da Educação do Paraná e CELEPAR
(Companhia Paranaense de Informática). Desenvolvida
e implementada em sua maior parte em software livre, tem como
pressuposto básico a democratização do
conhecimento em rede e pela rede.
Esse modelo inovador, rico em seu aspecto participativo, socializante
e emancipador, propicia a estruturação de uma
verdadeira cadeia de produção, recepção
e retroalimentação de informações
relacionadas a conteúdos das disciplinas do ensino
fundamental e médio, que, mesmo sendo permeada pelas
Novas Tecnologias Educacionais, tem como alicerce o próprio
tecido social que a constrói. Estas informações
são pesquisadas e elaboradas exclusivamente por professores
da Rede Pública de Educação Básica
do Estado do Paraná. Depois de publicadas estas informações
podem ser complementadas por outros usuários do Portal
Dia-a-dia Educação.
Este modelo possibilita a sinergia entre competências
e a construção de uma memória em comum,
com armazenamento coordenado e distribuição
livre. Cria-se, assim, um dispositivo de comunicação
interativo e comunitário, em benefício da educação
pública de qualidade.
Este ambiente objetiva instrumentalizar educadores com informações
concernentes a conteúdos das diversas áreas
do conhecimento e outros recursos que colaborem com a sua
prática pedagógica, tornando-o uma fonte oficial
de informações advindas das diferentes instâncias
da Secretaria de Estado da Educação do Paraná,
bem como estruturar uma rede de comunicação
efetiva entre todos os envolvidos no processo educativo, propagando
dados, informações didático-pedagógicas
e experiências eficazes no processo de ensino-aprendizagem
para a construção do conhecimento. Dessa forma,
busca tornar-se um veículo de expressão da comunidade
escolar, valorizando a produção intelectual
dos educadores da Rede Estadual de Ensino do Paraná,
oferecendo serviços de interesse a todos os atores
envolvidos na Educação Básica e Ensino
Médio, fomentando a criação de comunidades
virtuais de aprendizagem e estimulando a educação
continuada.
Este ambiente investe no desenvolvimento de competências
dos profissionais da educação, não se
resumindo à utilização de meios de transmissão
de dados e informações, mas indo além
desses limites, à medida que possibilitará aos
educadores e educandos redescobrir e reconstruir conhecimentos
de forma colaborativa.
2.
Para que servem os objetos de aprendizagem criados a partir
do Ambiente Pedagógico Colaborativo?
Os objetos de aprendizagem são os conhecimentos que
os autores detêm em relação aos conteúdos
das disciplinas do currículo do Ensino Fundamental
e Médio
Sua finalidade é apresentar e comentar diversos recursos
que se relacionam ao conteúdo em questão. É
como se fosse uma pequena biblioteca sobre assuntos apresentados
em sala de aula.
3.
O que são objetos de aprendizagem?
Objetos de Aprendizado como sendo qualquer recurso digital
que possa ser reutilizado para o suporte ao ensino. A principal
idéia dos Objetos de Aprendizado é quebrar o
conteúdo educacional em pequenos pedaços que
possam ser reutilizados em diferentes ambientes de aprendizagem
(BECK, 2002,p.1).
BECK, R.J. Learning Objects: What?. Center for Internation
Education. University of Winsconsin. Milwaukee. 2001
4.
Os objetos de aprendizagem são Planos de Aula?
Não, o principal objetivo dos objetos de aprendizagem
é subsidiar didático-metodologicamente os educadores.
5.
Posso produzir um objeto de aprendizagem com mais pessoas?
Não, a elaboração de Objetos de Aprendizagem
Colaborativa (OAC) é
individual.
6.
Qual a pontuação atribuída à publicação
de um objeto de aprendizagem?
De acordo com a Resolução 2467/2006, cada recurso
publicado no OAC
representará 0,5 ponto na progressão funcional
do professor-autor, que
poderá atingir até doze pontos no interstício
de dois anos.
7.
Eu posso publicar mais de um objeto de aprendizagem por ano?
Não existe limite para a publicação de
objetos de aprendizagem no Portal
Dia-a-dia Educação, mas atente para o número
máximo de doze pontos
aceitos pela SEED para progressão funcional
8.
Quais as vantagens de publicar um objeto de aprendizagem?
As vantagens podem ser classificadas como sociais, funcionais,
profissionais e acadêmicas:
Sociais: ao publicar informações
sobre sua disciplina na Internet você estará
ajudando outros professores a conhecerem melhor este conteúdo
e, consequentemente, a ensinar melhor seus alunos. O seu conhecimento
não ficará restrito à sua sala de aula
ou à sua escola, ele estará circulando para
outras regiões do estado e do país.
Funcionais: a publicação dos
objetos de aprendizagem lhe proporcionará uma certificação
que poderá ser utilizada para progressão funcional.
Profissionais: ao divulgar conteúdos
de sua disciplina na Internet, você passará a
ser reconhecido por seus pares como um autor de conteúdos.
A produção de um objeto de aprendizagem se dá
a partir de um processo de orientação/validação.
Este processo garante ao autor um aprofundamento teórico
no conteúdo escolhido.
Acadêmicos: além da certificação
de publicação, você estará recebendo
também uma declaração de Produção
de Conteúdos Pedagógicos para Secretaria de
Estado da Educação do Paraná. Este documento
poderá ser anexado ao seu curriculum acadêmico.
9.
Qualquer pessoa pode complementar meu objeto de aprendizagem?
Sim, desde que seja um usuário cadastrado no Portal
Dia-a-dia Educação.
10.
Como eu fico sabendo se alguém complementou meu objeto
de aprendizagem?
Você receberá um e-mail na conta criada no Portal
Dia-a-dia Educação.
11.
Eu posso encontrar mais de um objeto de aprendizagem sobre
o mesmo assunto?
Sim, podem existir diferentes abordagens sobre um mesmo assunto.
O Ambiente Pedagógico Colaborativo tem como premissa
garantir a autonomia intelectual de seus usuários,
ou seja, você lê as diferentes abordagens e escolhe
qual delas é mais adequada às suas necessidades.
12.
Quem escreve os conteúdos dos objetos de aprendizagem?
Somente educadores da Rede Pública de Educação
Básica do Estado do Paraná.
13.
Quem pode ler estes conteúdos?
Qualquer usuário cadastrado no Portal Dia-a-dia Educação.
14.
Professores aposentados também pode produzir objetos
de aprendizagem?
Sim, a elaboração de um objeto de aprendizagem
é a oportunidade de repassar às gerações
mais jovens um pouco dos conhecimentos adquiridos durante
a carreira do magistério.
15.
Posso escolher uma imagem na Internet e usá-la em meu
objeto de aprendizagem?
As imagens disponibilizadas na Internet estão sujeitas
às leis de direitos autorais, para que possamos disponibilizá-las
faz-se necessária a autorização formal
do proprietário da obra.
16.
Depois de publicado eu posso complementar as informações
em meu objeto de aprendizagem?
Sim, mas atente para a questão da certificação.
O objeto de aprendizagem será certificado apenas na
sua publicação, qualquer complementação
realizada não será certificada.
17.
Posso enviar fotografias para o Banco de Imagens?
Sim, desde que você seja o autor da fotografia. Caso
outras pessoas apareçam na fotografia faz-se necessária
a assinatura de um termo de cessão de imagem.
18.
Posso fazer o comentário e indicar apenas o endereço
na Internet onde se localiza o texto descrito?
Sim, pois os textos estão protegidos pela lei de direitos
autorais. É aconselhável que apenas as notícias
sejam copiados e colados na página do seu objeto de
aprendizagem.
19.
Quais cuidados devo ter ao indicar um site na Internet?
Observe que alguns endereços são exclusivos
para assinantes, que outros são apenas sítios
de busca e que por isso não devem ser indicados.
20.
Durante a produção de um objeto de aprendizagem,
quais cuidados devo ter para não perder o meu trabalho?
O Ambiente Pedagógico Colaborativo utiliza um sistema
de banco de dados. Para garantir que uma sessão não
fique acidentalmente aberta, foi criado um mecanismo que garante
o acesso à base em sessões de 20 minutos, portanto
salve o seu trabalho em intervalos de 15 minutos.
21.
Como devo proceder ao encontrar uma infração
de direitos autorais no Ambiente Pedagógico Colaborativo?
A publicação dos objetos de aprendizagem no
Portal Dia-a-dia Educação exige um processo
de orientação/validação. Este
processo busca garantir a coerência conceitual, bem
como o respeito à autoria das obras e idéias
utilizadas na construção dos objetos de aprendizagem.
Apesar do rigor deste processo, possíveis infracções
de direitos de autor podem ser identificadas, caso você
suspeite de uma, solicitamos que o fato seja informado para
CONTA DE E-MAIL.
Se algum do conteúdo de um objeto de aprendizagem estiver
realmente infringindo os direitos autorais, então o
conteúdo em infração será removido
e seu autor informado . Se a permissão do(s) autor(es)
for obtida mais tarde, o texto poderá ser restaurado.
22.
O que devo fazer se encontrar conteúdos de minha autoria
(utilizados sem autorização) publicados no Ambiente
Pedagógico Colaborativo?
Se você for o autor de conteúdo que está
em uso no Ambiente Pedagógico Colaborativo sem a sua
autorização, pode pedir que a página
seja imediatamente removida do Portal Dia-a-dia Educação
através deste link. A remoção será
realizada em caráter provisório até a
comprovação da autoria dos conteúdos.
Caso não seja comprovada a infração de
direitos autorais o objeto de aprendizagem será novamente
publicado.
23.
Nunca use materiais que infrinjam os direitos de autor de
terceiros
Isto pode criar problemas legais e prejudicar seriamente o
Portal Dia-a-dia Educação. Se estiver na dúvida,
escreva você mesmo os textos.
Note que as leis de direitos de autor governam a expressão
criativa das idéias, não as próprias
idéias ou informação. Ou seja, é
perfeitamente legal ler um artigo, reformulá-lo segundo
as suas próprias palavras, e submetê-lo ao Portal
Dia-a-dia Educação.
24.
Normas de conduta
O Ambiente Pedagógico Colaborativo é constituído
de informações de cunho educacional, pesquisadas
e desenvolvidas por professores da Rede Pública de
Educação Básica do Estado do Paraná,
e complementadas por qualquer usuário cadastrado no
Portal Dia-a-dia Educação. Os autores destes
conteúdos possuem formações e experiências
diferentes, por isso é vital que se trate as outras
pessoas com respeito para alcançar um bom grau de colaboração
e construir um espaço na Internet que possa subsidiar
didático-metodologicamente os educadores brasileiros.
Os comentários e colaborações sobre os
conteúdos são realizados apenas na forma escrita,
portanto seja polido na maneira de escrever. A ironia nem
sempre é evidente, e as suas afirmações
podem adquirir um tom grosseiro quando transmitidas através
de um meio puramente textual.
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