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Ambiente Pedagógico Colaborativo
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O AMBIENTE PEDAGÓGICO COLABORATIVO (APC) tem por objetivo contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas, por meio da disponibilização de conteúdos e recursos didáticos aos educadores, auxiliando-os na elaboração de aulas.
É a reflexão pedagógica que o professor faz de sua prática em sala de aula.
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1. O que é o Ambiente Pedagógico Colaborativo?

2. Para que servem os objetos de aprendizagem criados a partir do Ambiente Pedagógico Colaborativo?

3. O que são objetos de aprendizagem?

4. Os objetos de aprendizagem são Planos de Aula?

5. Posso produzir um objeto de aprendizagem com mais pessoas?

6. Qual a pontuação atribuída à publicação de um objeto de aprendizagem?

7. Eu posso publicar mais de um objeto de aprendizagem por ano?

8. Quais as vantagens de publicar um objeto de aprendizagem?

9. Qualquer pessoa pode complementar meu objeto de aprendizagem?

10. Como eu fico sabendo se alguém complementou meu objeto de aprendizagem?

11. Eu posso encontrar mais de um objeto de aprendizagem sobre o mesmo assunto?

12. Quem escreve os conteúdos dos objetos de aprendizagem?

13. Quem pode ler estes conteúdos?

14. Professores aposentados também pode produzir objetos de aprendizagem?

15. Posso escolher uma imagem na Internet e usá-la em meu objeto de aprendizagem?

16. Depois de publicado eu posso complementar as informações em meu objeto de aprendizagem?

17. Posso enviar fotografias para o Banco de Imagens?

18. Posso fazer o comentário e indicar apenas o endereço na Internet onde se localiza o texto descrito?

19. Quais cuidados devo ter ao indicar um site na Internet?

20. Durante a produção de um objeto de aprendizagem, quais cuidados devo ter para não perder o meu trabalho?

21. Como devo proceder ao encontrar uma infração de direitos autorais no Ambiente Pedagógico Colaborativo?

22. O que devo fazer se encontrar conteúdos de minha autoria (utilizados sem autorização) publicados no Ambiente Pedagógico Colaborativo?

23. Nunca use materiais que infrinjam os direitos de autor de terceiros

24. Normas de conduta



1. O que é o Ambiente Pedagógico Colaborativo?
O Ambiente Pedagógico Colaborativo é um sistema aprendizagem colaborativa, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná e CELEPAR (Companhia Paranaense de Informática). Desenvolvida e implementada em sua maior parte em software livre, tem como pressuposto básico a democratização do conhecimento em rede e pela rede.
Esse modelo inovador, rico em seu aspecto participativo, socializante e emancipador, propicia a estruturação de uma verdadeira cadeia de produção, recepção e retroalimentação de informações relacionadas a conteúdos das disciplinas do ensino fundamental e médio, que, mesmo sendo permeada pelas Novas Tecnologias Educacionais, tem como alicerce o próprio tecido social que a constrói. Estas informações são pesquisadas e elaboradas exclusivamente por professores da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná. Depois de publicadas estas informações podem ser complementadas por outros usuários do Portal Dia-a-dia Educação.
Este modelo possibilita a sinergia entre competências e a construção de uma memória em comum, com armazenamento coordenado e distribuição livre. Cria-se, assim, um dispositivo de comunicação interativo e comunitário, em benefício da educação pública de qualidade.
Este ambiente objetiva instrumentalizar educadores com informações concernentes a conteúdos das diversas áreas do conhecimento e outros recursos que colaborem com a sua prática pedagógica, tornando-o uma fonte oficial de informações advindas das diferentes instâncias da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, bem como estruturar uma rede de comunicação efetiva entre todos os envolvidos no processo educativo, propagando dados, informações didático-pedagógicas e experiências eficazes no processo de ensino-aprendizagem para a construção do conhecimento. Dessa forma, busca tornar-se um veículo de expressão da comunidade escolar, valorizando a produção intelectual dos educadores da Rede Estadual de Ensino do Paraná, oferecendo serviços de interesse a todos os atores envolvidos na Educação Básica e Ensino Médio, fomentando a criação de comunidades virtuais de aprendizagem e estimulando a educação continuada.
Este ambiente investe no desenvolvimento de competências dos profissionais da educação, não se resumindo à utilização de meios de transmissão de dados e informações, mas indo além desses limites, à medida que possibilitará aos educadores e educandos redescobrir e reconstruir conhecimentos de forma colaborativa.

2. Para que servem os objetos de aprendizagem criados a partir do Ambiente Pedagógico Colaborativo?
Os objetos de aprendizagem são os conhecimentos que os autores detêm em relação aos conteúdos das disciplinas do currículo do Ensino Fundamental e Médio
Sua finalidade é apresentar e comentar diversos recursos que se relacionam ao conteúdo em questão. É como se fosse uma pequena biblioteca sobre assuntos apresentados em sala de aula.

3. O que são objetos de aprendizagem?
Objetos de Aprendizado como sendo qualquer recurso digital que possa ser reutilizado para o suporte ao ensino. A principal idéia dos Objetos de Aprendizado é quebrar o conteúdo educacional em pequenos pedaços que possam ser reutilizados em diferentes ambientes de aprendizagem (BECK, 2002,p.1).
BECK, R.J. Learning Objects: What?. Center for Internation Education. University of Winsconsin. Milwaukee. 2001

4. Os objetos de aprendizagem são Planos de Aula?
Não, o principal objetivo dos objetos de aprendizagem é subsidiar didático-metodologicamente os educadores.

5. Posso produzir um objeto de aprendizagem com mais pessoas?
Não, a elaboração de Objetos de Aprendizagem Colaborativa (OAC) é
individual.

6. Qual a pontuação atribuída à publicação de um objeto de aprendizagem?
De acordo com a Resolução 2467/2006, cada recurso publicado no OAC
representará 0,5 ponto na progressão funcional do professor-autor, que
poderá atingir até doze pontos no interstício de dois anos.

7. Eu posso publicar mais de um objeto de aprendizagem por ano?
Não existe limite para a publicação de objetos de aprendizagem no Portal
Dia-a-dia Educação, mas atente para o número máximo de doze pontos
aceitos pela SEED para progressão funcional

8. Quais as vantagens de publicar um objeto de aprendizagem?
As vantagens podem ser classificadas como sociais, funcionais, profissionais e acadêmicas:
Sociais: ao publicar informações sobre sua disciplina na Internet você estará ajudando outros professores a conhecerem melhor este conteúdo e, consequentemente, a ensinar melhor seus alunos. O seu conhecimento não ficará restrito à sua sala de aula ou à sua escola, ele estará circulando para outras regiões do estado e do país.
Funcionais: a publicação dos objetos de aprendizagem lhe proporcionará uma certificação que poderá ser utilizada para progressão funcional.
Profissionais: ao divulgar conteúdos de sua disciplina na Internet, você passará a ser reconhecido por seus pares como um autor de conteúdos. A produção de um objeto de aprendizagem se dá a partir de um processo de orientação/validação. Este processo garante ao autor um aprofundamento teórico no conteúdo escolhido.
Acadêmicos: além da certificação de publicação, você estará recebendo também uma declaração de Produção de Conteúdos Pedagógicos para Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Este documento poderá ser anexado ao seu curriculum acadêmico.

9. Qualquer pessoa pode complementar meu objeto de aprendizagem?
Sim, desde que seja um usuário cadastrado no Portal Dia-a-dia Educação.

10. Como eu fico sabendo se alguém complementou meu objeto de aprendizagem?
Você receberá um e-mail na conta criada no Portal Dia-a-dia Educação.

11. Eu posso encontrar mais de um objeto de aprendizagem sobre o mesmo assunto?
Sim, podem existir diferentes abordagens sobre um mesmo assunto. O Ambiente Pedagógico Colaborativo tem como premissa garantir a autonomia intelectual de seus usuários, ou seja, você lê as diferentes abordagens e escolhe qual delas é mais adequada às suas necessidades.

12. Quem escreve os conteúdos dos objetos de aprendizagem?
Somente educadores da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná.

13. Quem pode ler estes conteúdos?
Qualquer usuário cadastrado no Portal Dia-a-dia Educação.

14. Professores aposentados também pode produzir objetos de aprendizagem?
Sim, a elaboração de um objeto de aprendizagem é a oportunidade de repassar às gerações mais jovens um pouco dos conhecimentos adquiridos durante a carreira do magistério.

15. Posso escolher uma imagem na Internet e usá-la em meu objeto de aprendizagem?
As imagens disponibilizadas na Internet estão sujeitas às leis de direitos autorais, para que possamos disponibilizá-las faz-se necessária a autorização formal do proprietário da obra.

16. Depois de publicado eu posso complementar as informações em meu objeto de aprendizagem?
Sim, mas atente para a questão da certificação. O objeto de aprendizagem será certificado apenas na sua publicação, qualquer complementação realizada não será certificada.

17. Posso enviar fotografias para o Banco de Imagens?
Sim, desde que você seja o autor da fotografia. Caso outras pessoas apareçam na fotografia faz-se necessária a assinatura de um termo de cessão de imagem.

18. Posso fazer o comentário e indicar apenas o endereço na Internet onde se localiza o texto descrito?
Sim, pois os textos estão protegidos pela lei de direitos autorais. É aconselhável que apenas as notícias sejam copiados e colados na página do seu objeto de aprendizagem.

19. Quais cuidados devo ter ao indicar um site na Internet?
Observe que alguns endereços são exclusivos para assinantes, que outros são apenas sítios de busca e que por isso não devem ser indicados.

20. Durante a produção de um objeto de aprendizagem, quais cuidados devo ter para não perder o meu trabalho?
O Ambiente Pedagógico Colaborativo utiliza um sistema de banco de dados. Para garantir que uma sessão não fique acidentalmente aberta, foi criado um mecanismo que garante o acesso à base em sessões de 20 minutos, portanto salve o seu trabalho em intervalos de 15 minutos.

21. Como devo proceder ao encontrar uma infração de direitos autorais no Ambiente Pedagógico Colaborativo?
A publicação dos objetos de aprendizagem no Portal Dia-a-dia Educação exige um processo de orientação/validação. Este processo busca garantir a coerência conceitual, bem como o respeito à autoria das obras e idéias utilizadas na construção dos objetos de aprendizagem. Apesar do rigor deste processo, possíveis infracções de direitos de autor podem ser identificadas, caso você suspeite de uma, solicitamos que o fato seja informado para CONTA DE E-MAIL.
Se algum do conteúdo de um objeto de aprendizagem estiver realmente infringindo os direitos autorais, então o conteúdo em infração será removido e seu autor informado . Se a permissão do(s) autor(es) for obtida mais tarde, o texto poderá ser restaurado.

22. O que devo fazer se encontrar conteúdos de minha autoria (utilizados sem autorização) publicados no Ambiente Pedagógico Colaborativo?
Se você for o autor de conteúdo que está em uso no Ambiente Pedagógico Colaborativo sem a sua autorização, pode pedir que a página seja imediatamente removida do Portal Dia-a-dia Educação através deste link. A remoção será realizada em caráter provisório até a comprovação da autoria dos conteúdos. Caso não seja comprovada a infração de direitos autorais o objeto de aprendizagem será novamente publicado.

23. Nunca use materiais que infrinjam os direitos de autor de terceiros
Isto pode criar problemas legais e prejudicar seriamente o Portal Dia-a-dia Educação. Se estiver na dúvida, escreva você mesmo os textos.
Note que as leis de direitos de autor governam a expressão criativa das idéias, não as próprias idéias ou informação. Ou seja, é perfeitamente legal ler um artigo, reformulá-lo segundo as suas próprias palavras, e submetê-lo ao Portal Dia-a-dia Educação.

24. Normas de conduta
O Ambiente Pedagógico Colaborativo é constituído de informações de cunho educacional, pesquisadas e desenvolvidas por professores da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná, e complementadas por qualquer usuário cadastrado no Portal Dia-a-dia Educação. Os autores destes conteúdos possuem formações e experiências diferentes, por isso é vital que se trate as outras pessoas com respeito para alcançar um bom grau de colaboração e construir um espaço na Internet que possa subsidiar didático-metodologicamente os educadores brasileiros.
Os comentários e colaborações sobre os conteúdos são realizados apenas na forma escrita, portanto seja polido na maneira de escrever. A ironia nem sempre é evidente, e as suas afirmações podem adquirir um tom grosseiro quando transmitidas através de um meio puramente textual.

 
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