Sistema circulatório

Tem como função transportar e distribuir substâncias pelo organismo.

Estrutura: Cada célula do corpo de um organismo complexo constrói suas próprias enzimas e outras proteínas. Existem, também, diversas funções especializadas, não comuns a todas as células. Para exercê-las, é necessário que as células adquiram nutrientes e oxigênio, e devem eliminar gás carbônico e outros resíduos. No homem, essas necessidades são atendidas pelo sistema circulatório fechado, composto por: sangue, vasos e coração. O sangue serve como meio de transporte, e o coração fornece a força para movimentá-lo pelos vasos.

O coração é um órgão oco, situado acima do diafragma, entre os dois pulmões, numa região chamada mediatismo. É formado por quatro cavidades: as duas duas inferiores se chamam ventrículos e as duas superiores se chamam átrios. o átrio direito se comunica com o ventrículo direito através de de uma válvula denominada tricúspide, e o átrio esquerdo se comunica com o ventrículo esquerdo por uma válvula chamada bicúspide ou mitral. O coração é revestido externamente por uma membrana denominada pericárdio, e internamente pelo endocárdio. No lado direito do coração, o sangue é venoso. No lado esquerdo, arterial.

Os vasos sangüíneos podem ser classificados como artérias, veias ou capilares. As artérias possuem paredes mais espessas e fortes, constituídas de três camadas. Graças a sua elasticidade, as artérias se expandem quando o sangue é nelas bombeado e depois relaxam lentamente. As veias são vasos que transportam o sangue do corpo ao coração, possuindo válvulas que impedem a volta do sangue.

O sangue é bombeado pelo ventrículo esquerdo para a maior artéria do corpo, a aorta, ramificando-se em artérias menores, das quais o sangue flui para os capilares.

As finas paredes dos capilares realizam trocas de gases, nutrientes e resíduos entre o sangue e os tecidos.

Os movimentos do coração são:
Sístose - contração
Diástose - relaxamento

As partes que compõem o sangue são:
Plasma - parte líquida
Elementos figurados - parte sólida
Hemácias - transporte de gases
Leucócitos - defesa do organismo
Plaquetas - coagulação sangüínea

Circulação humana:
Quando o sangue chega ao átrio direito, passa pela tricúspide e segue ao ventrículo direito. Então, o sangue passa pela artéria pulmonar e entra no pulmão, no qual passa a ser sangue arterial. Em seguida, entra no átrio esquerdo que passa através da díscupide para o ventrículo esquerdo, passando então pela artéria aorta e vai para o sistema. Finalmente, retorna ao coração como sangue venoso, através da veia carva interior.

Grupos sangüíneos:
Antígeno - qualquer corpo ou substância estranha em nosso corpo.
Anticorpo - proteínas de defesa




Figuras relacionadas