Sistema muscular

O sistema muscular é constituído pelos músculos. Todos os movimentos do corpo e dos órgãos internos são executado pelos músculos, formados de milhares de fibras que se contraem para produzí-los.

Temos aproximadamente 212 músculos, sendo 112 na região frontal e 100 na região dorsal. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em muitos ramos para poder controlar todas as células do músculo.

Os músculos possuem duas propriedades: elasticidade e excitabilidade. A primeira refere-se à capacidade de aumentar em comprimento e logo voltar ao seu tamanho normal, capacidade essa que só se perde quando a pessoa morre. A excitabilidade está relacionada com a sensibilidade dos músculos a impulsos nervosos ou a estímulos mecânicos externos, como por exemplo mudanças de temperatura ou passagem de corrente elétrica.

A musculatura toda do corpo humano pode dividir-se em duas categorias:
1) Os músculos esqueléticos, que se ligam ao esqueleto; estes músculos se inserem sobre os ossos e sobre as cartilagens e contribuem, juntamente com a pele e o esqueleto, para formar o invólucro exterior do corpo. Constituem aquilo conhecido como "carne" e são comandados pela vontade.
2) Os músculos viscerais, que entram na constituição dos órgãos profundos, ou vísceras, para assegurar-lhes determinados movimentos. Estes músculos têm estrutura "lisa" e funcionam independentemente da nossa vontade.

No corpo humano há três tipos de músculos:
1) Estriado, voluntário ou esquelético.
2) Liso, involuntário.
3) Cardíaco.

Músculo esquelético estriado ou voluntário
avermelhado, de contração brusca, e seus movimentos dependem da vontade dos indivíduos. Constitui o tecido mais abundante do organismo e representa de 40 a 45% do peso corporal total. Chama-se de estriado porque suas células aparecem estriadas ou raiadas ao microscópio, igual ao músculo cardíaco.

Músculo cardíaco ou miocárdio
Forma as paredes do coração, não está sujeito ao controle da vontade, tem aspecto estriado. Suas fibras se dispõem juntas para formar uma rede contínua e ramificada. Portanto, o miocárdio pode contrair-se em massa.

Músculo liso ou involuntário
Esse músculo reveste ou forma parte das paredes de órgãos ocos, como a traquéia, o estômago, o trato intestinal, a bexiga, o útero e os vasos sangüíneos. Como um exemplo de sua função, os músculos lisos comprimem o conteúdo dessas cavidades, intervindo desta maneira em processos tais como a regulação da pressão arterial, a digestão etc. Além desses conjuntos organizados, também se encontram células de músculo liso no músculo eretor do pêlo, músculos intrínsecos do olho etc. A regulação de sua atividade é realizada pelo sistema nervoso autônomo e hormônios circulantes.

Os músculos são como máquinas geradoras de movimento. Por isso, necessitam de uma fonte de energia. O principal alimento do músculo é a glicose, um tipo de açúcar encontrado em frutas, féculas e mesmo no açúcar comum. A glicose é levada aos músculos através do sangue. Se ela não for usada imediatamente, os próprios músculos cuidam de armazená-la.




Figuras relacionadas