Sistema nervoso

A função do sistema neuroendócrino é garantir que todas as funções sejam desempenhadas adequadas e coordenadamente no nosso organismo.

Para resposta a estímulos em situações que dependam da nossa vontade, como caminhar ou ler, utilizamos o sistema nervoso voluntário. Mas em situações não dependentes da nossa vontade, como batimentos cardíacos, digestão etc. utilizamos o sistema nervoso involuntário.

O sistema nervoso somático central é responsável pelo controle de todas as atividades nervosas. É formado pelo encéfalo(cérebro, cerebelo e bulbo) e pela medula espinhal.

A medula espinhal se localiza no interior da coluna vertebral, e o encéfalo se aloja na caixa craniana. É envolvido por três membranas: as meninges (dumáter, aracnóide e a pia-máter), as quais tem função protetora (impede o atrito e o deslocamento desses órgãos, pois possuem vasos sangüíneos que irrigam o sistema nervoso).

Também na meninges encontramos um líquido cristalino chamado de líquido cefalorraquidiano,que protege os órgãos do sistema nervoso central contra choques mecânicos.

A doença meningite é causada por vírus e bactérias que atacam as meninges, inflamando-as.

Cérebro:
É o maior órgão do encéfalo. Pesa, num adulto, cerca de 1.400 gramas. Divide-se em dois hemisférios cerebrais e apresenta em sua superfície o córtex cerebral, responsável pela percepção dos sentidos, armazenamento de informações etc. O córtex é a sede do controle dos atos conscientes e inconscientes, e também da inteligência.

Dicéfalo - Controle do sono, da fome etc.

Cerebelo:
Chamado de arvore da vida, tem movimentos musculares precisos e é responsável pelo equilíbrio do corpo.

Bulbo:
Responsável de controlar a pressão sangüínea e o ritmo respiratório.

Medula espinhal:
Conduzem estímulos ao encéfalo e as respostas do encéfalo, sendo, portanto, nervos mistos.

Em certas situações, a medula funciona como centro nervoso, isto é, processa ela mesma a resposta. É o que observamos, por exemplo, nos reflexos. Ao pisarmos sobre um prego, imediatamente recolhemos o pé. O estímulo foi percebido pelos receptores dos pés, transmitido até a medula que se encarregou de processar a resposta. Ao recolhermos o pé, realizamos um ato reflexo. o trajeto percorrido pelo estímulo denomina-se arco-reflexo.




Figuras relacionadas