Sistema Reprodutor feminino

O Sistema Reprodutor é responsável por produzir células (gametas) que em conjunto com outra célula formam a célula ovo. Estas células que em conjunto com outra formam uma célula ovo se chamam Gametas.

Cada gameta tem um código genético (DNA) que em conjunto com outro gameta forma as características.

Para que o óvulo (gameta feminino) seja fecundado o espermatozóide (gameta masculino) deve penetrar no sistema reprodutor feminino.
O Sistema Reprodutor Feminino é composto por: dois ovários, duas tubas uterinas, um útero, uma vulva e uma vagina. Para o homem liberar o esperma, o pênis deve penetrar a vagina onde será liberado o esperma. A fecundação ocorre apenas nas tubas uterinas, quando o espermatozóide penetra no óvulo. A produção dos óvulos é realizada pelos ovários, também responsáveis por produzir os hormônios femininos, a progesterona e o estrógeno.

Para que o útero receba o óvulo ele cria uma camada rica em nutrientes e vasos sanguíneos onde o óvulo deve se alocar. Quando o óvulo não é fecundado, o corpo da mulher automaticamente o absorve. A camada, então, se solta do útero e ocorre a menstruação.

Os óvulos são liberados em ciclos que variam de 28 a 30 dias. O ciclo de uma mulher começa a partir de uma menstruação. Digamos que uma mulher com ciclo menstrual de 28 dias tenha menstruação no dia 1º, assim no dia 14 será o dia mais provável de ovulação dela. Para ter uma margem de erro, você soma e subtrai 3 dias para esta data sendo que assim fique uma margem do dia 11 ao dia 17 e dia mais provável da ovulação é 14. Se o óvulo não for fecundado, começa tudo novamente, a camada se solta e depois de 14 dias começa a menstruação e começa outra camada.

Para que a fecundação seja eficiente ela deve ser feita na margem dos dias da ovulação dela. Se a mulher tiver o ciclo menstrual de 14 dias você faz o mesmo cálculo, soma 14 dias depois da menstruação e faz a margem de erro. Existem também mulheres com ciclos irregulares.

Apenas um espermatozóide consegue penetrar no óvulo e fecundá-lo.




Figuras relacionadas