Sistema Reprodutor masculino

O Sistema Reprodutor é responsável por produzir células (gametas) que em conjunto com outra célula formam a célula ovo. Estas células que em conjunto com outra formam uma célula ovo se chamam Gametas. Cada gameta tem um código genético (DNA) que em conjunto com outro gameta forma as características.

Para que o óvulo (gameta feminino) seja fecundado o espermatozóide (gameta masculino) deve penetrar no sistema reprodutor feminino.

O Sistema Reprodutor Masculino é composto por: dois epidídimos, dois testículos, duas vesículas seminais, uma próstata, dois vasos deferentes e uma uretra. Para que ocorra a ejaculação o pênis deve estar ereto. Para que ocorra a ereção, aumenta o nível de sangue no pênis, tornando-o ereto.

Os espermatozóides são produzidos pelos testículos e armazenados nos epidídimos. Na hora da ejaculação, os espermatozóides passam pelo vaso deferente até chegar na próstata. Ao passar pela próstata e pelas vesículas seminais, recebem um liquido especial que deve nutri-los e anular o efeito das substâncias contidas na uretra, já que no homem, a urina e o esperma passam pelo mesmo canal (uretra).

Os contraceptivos são usados para impedir a gravidez e no caso da camisinha para proteger contra DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Existem contraceptivos definitivos ou descartáveis. O único contraceptivo que protege de DST é a camisinha (masculina ou feminina).




Figuras relacionadas