Sistema respiratório

Destinado à respiração. A palavra respiração tem dois significados em biologia. Aplicada a cada nível celular, respiração significa o processo pelo qual as células quebram (oxidam) moléculas e extraem energia para suas atividades. Com referência a organismos multicelulares, a respiração designa o processo pelo qual o oxigênio é tomado e o gás carbônico eliminado.

Utilidade do oxigênio
Na digestão, os alimentos são usados como fornecedores de energia. No interior das células eles são queimados (oxidados), fornecendo energia como produto finais, essas reações liberam gás carbônico e íons hidrogênio. O gás carbônico é eliminado pelo organismo, mas os íons de hidrogênio se acumulam, provocando aumento na acidez celular (acidose). Para evitar a acidose e, conseqüentemente, a morte das células, o oxigênio se liga ao hidrogênio, produzindo água.

Órgãos do sistema respiratório:
O sistema respiratório é composto de vias respiratórias e pulmões. As vias respiratórias são formadas pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios e bronquíolos.

Fossas nasais :
São duas cavidades localizadas na base do nariz separadas por uma parede cartilaginosa (septo nasal). As aberturas anteriores são chamadas de narinas e as posteriores, que se comunicam com a faringe, são chamadas de coanas.
Internamente, as fossas nasais são forradas pela mucosa nasal, também denominada pituitária. Nessa mucosa existem receptores que percebem o olfato.
No interior das fossas nasais localizam-se numerosos pêlos que funcionam como uma espécie de filtro, que, juntamente com o muco nasal, produzido pela mucosa, impede a passagem de partículas de poeira.
Além disso a mucosa nasal possui uma grande quantidade de vasos sangüíneos e o calor do sangue desses vasos aquece o ar.
É por isso que deve-se evitar respirar pela boca, pois o risco de doenças é maior.

Faringe:
A faringe é um órgão comum a digestão e a respiração .

Laringe :
Tubo oco e curto situado em frente à parte final da faringe. É envolvida e protegida por paredes cartilaginosas. Uma dessas paredes forma, sob a pele do pescoço, uma saliência chamada pomo de adão, bem visível no homem. Encontramos, também, duas dobras músculos-membranosos: as cordas vocais, responsáveis pelo som emitido pelo indivíduo. A voz é produzida quando o ar expirado faz vibrar as cordas vocais.

Traquéia:
É um canal que se prolonga a parti da laringe, constituído de anéis cartilaginosos resistentes.
Como se localiza em frente ao esôfago, poderia sofrer um estrangulamento quando da passagem do bolo alimentar, causando problemas respiratórios. daí a importância da resistência dos anéis.

Brônquios e bronquíolos:
Os brônquios são ramificações da traquéia que penetram nos pulmões e se dividem em inúmeras ramificações, os bronquiolos, que terminam em finíssimos "sacos", os alvéolos pulmonares, ricos em vasos sangüíneos.

pulmões:
São dois órgãos esponjosos revestidos por uma membrana dupla chamada pleura. Entre as duas membranas existem um líquido que impede o atrito quando o pulmão se enche de ar ou se esvazia.

Movimentos respiratórios:
Os pulmões ficam no interior da caixa torácica, formada na frente pelo esterno e atrás pela coluna vertebral. Nas partes laterais, é circundaria pelas costelas e é fechada inferiormente pelo diafragma.
O tórax funciona como uma bomba que força o ar para dentro e para fora dos pulmões. São os movimentos respiratórios. A entrada de ar nos pulmões é denominada inspiração e a saída é denominada expiração.
Na inspiração, o tórax aumenta o volume interno, levantando as costelas ao mesmo tempo em que ocorre o rebaixamento do músculo diafragma. Como a pressão interna fica menor, o ar entra. Na expiração, ocorre o inverso.




Figuras relacionadas