Sistema sensitivo

Os sentidos são os meios que nos permitem aprender aspectos de nosso ambiente. Os sentidos são: visão, audição, tato, paladar e olfato.

Visão
É principalmente pela visão que percebemos o mundo. Formas, distâncias, cores e movimentos chegam ao nosso cérebro através dos olhos e são analisados e arquivados na memória. O olho é uma estrutura complexa constituida de três camadas: a esclerótica, o branco do olho; a camada coroidal, rica em vasos sanguíneos que irrigam a delicada camada interna; e a retina, onde ficam as células nervosas sensíveis à luz que captam imagens e transmitem a informação para o cérebro através do nervo óptico. No cérebro, essas imagens são decodificadas para permitir a visão.

audição
O ouvido tem um papel importante na comunicação e no equilíbrio do corpo e constitui-se de três partes: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno.

O ouvido externo
Contém a parte externa do ouvido, a orelha, que recolhe e conduz as ondas sonoras pelo canal do ouvido externo até o tímpano, que então vibra.

O ouvido médio
É formado pelo tímpano e por três ossinhos que transmitem vobrações do tímpano para o ouvido interno. A pressão do ar no ouvido médio é estabilizada por meio da trompa de Eustáquio, que liga a cavidade do ouvido médio ao fundo da garganta. Em crianças, este tubo é mais curto e reto do que nos adultos, permitindo que as infecções da garganta se espalhem facilmente pelo ouvido médio.

O ouvido interno
É cheio de líquido e contém a cóclea, que converte as vibrações do ouvido médio em impulsos nervosos. Estes são transmitidos ao cérebro pelo nervo auditivo. O ouvido interno também contém o labirinto, que controla o equilíbrio do corpo.

Tato
Quanto ao tato, sabe-se que o feto no interior do útero reage ao toque, mostrando que possui o sentido do tato, porque se afasta da placenta no início da gravidez e mais tarde volta para junto dela.

Os receptores sensoriais são formados por fibras nervosas, que se organizam formando diferentes corpúsculos sensoriais.

1) Corpúsculos de Meissner – tato;
2) Corpúsculos de Krause – frio;
3) Corpúsculos de Ruffini – calor;
4) Corpúsculo de Paccini – pressão;

Alguns desses corpúsculos são encarregados da percepção do tato leve. A dor é percebida por terminações nervosas livres que chegam até a pele. Portanto estas terminações livres não formam corpúsculos sensoriais

Paladar
Pelo paladar, as papilas gustativas da criança, como as dos adultos, identificam diferentes sabores. A língua tem áreas específicas para cada tipo de sabor: amargo na parte posterior, azedo nos lados, salgado no meio e doce na ponta.

Olfato
A parte mais primitiva do nosso cérebro controla o sentido de cheiro, que, conforme a ciência tem provado, afeta o comportamento humano de forma intensa. O olfato nos proporciona a sensação de cheiro e odor, e para isso todo um complexo mecanimso se põe em ação.




Figuras relacionadas