Sistema tegumentar

A pele é dividida em 3 camadas: Epiderme, Derme, Hipoderme.

A epiderme é dividida em:
· Extrato córneo (superfície da pele)
· Extrato Granuloso
· Extrato Espinhoso
· Extrato Germinativo

A epiderme começa com o extrato germinativo, tendo formatos diferentes. Se tivessem formatos iguais, se juntariam fazendo com que a mesmas não se renovassem. Com a renovação do extrato germinativo, as células irão subir transformando-se no extrato espinhoso, seguindo o mesmo processo, as células irão subir transformando-se no extrato granuloso, e, finalmente, transformando-se no extrato córneo (sem núcleo). Por isso que a pele escama (renovação da pele), pois a célula não vive muito tempo sem núcleo. As células da pele são labeis (tempo de vida curto, se reproduzem rapidamente).

A Derme é dividida em:
· Vasos Sangüíneos
· Glândulas Sudoríparas
· Glândulas Sebáceas
· Folículo Espinhoso
· Vasos Linfáticos
· Melanócitos

A derme possui muito colágeno e elastina que suporta a epiderme

A pele tem várias funções como:
· Permeabilidade seletiva H2O
· Proteção dos raios UVB e UVA
· Impacto mecânico
· Sensorial
· Sistema imonológico
· Órgão excretor
· Sistema Endócrino

PERMEABILIDADE SELETIVA DE H2O - A pele e o rins são responsável pela regulação do líquido corporal. A queratina que se encontra no extrato córneo impede parcialmente que a água penetre na pele (absorvendo normalmente poucas quantidades de água, ou através de produtos químicos).
A pele realiza seleção de substâncias que são absorvidas por ela, ou podemos induzir a pele a absorção de produtos através da Eletroterapia.

PROTEÇÃO DE RAIOS UVB E UVA - Temos em nosso corpo células chamadas de Melanócitos que produz melanina. A pele ao receber raios solares UVB e UVA estimulam os Melanócitos que produzem a melanina que é um protetor natural (filtro) da pele, possibilitando a forma seletiva e gradativa da radiação solar.

IMPACTO MECÂNICO - Ajuda a amortecer os impactos externos do corpo.

SENSORIAL - Parte sensorial da pele recebe os sinais externos através dos sensores corporal que transformam este estímulo em P.A que irá pela medula espinhal até o sistema nervoso central, que processa e retorna com uma resposta, podendo assim nos moldar conforme o estímulo; Adaptando-se. Os sinais podem ser: Tato, Pressão, Vibração, Sensações Sexuais, Cócegas, Prurido (coceira), Dor, Frio, Calor, Cinestesia.

SISTEMA IMUNOLÓGICO - A pele conforme as demais partes do corpo também possui seu sistema de defesa, tendo a função de combater os agentes patogênicos (micoses, alergias e etc). Para combater seus agentes patogênicos a pele recebe do sistema circulatório oxigênio e nutrientes para as células de defesa; podendo no local haver vasodilatação e rubor.

Células de Langehans: São células especiais na defesa que captam o agente patogênico na superfície da pele, enviando-o para a derme, que contém vasos linfáticos captando o agente patogênico que foi pré-transformado por fagocitose, este será encaminhado pelos canais linfáticos até os linfonócitos que destroem o agressor.
Tanto a derme como a epiderme possuem as células de langehans.

ORGÃO EXCRETOR

Glândulas Sudoríparas:
- Termoregulação.
- Excreção de produtos químicos e de dietas.
- Suor.

Glândulas Sebáceas: - Sebo. - Protege contra agentes patogênicos. - Sofre menos agressão. - Protege de alterações climáticas - Hipermeabilidade (água)

A temperatura do corpo humano é geralmente de 36 a 37 graus. Quando a temperatura do ambiente é de 40 graus ou superior, e como sempre o processo é sempre do mais concentrado para o menos concentrado a pele serve como sensor, que ao aumento da temperatura envia um P.A para o sistema nervoso central, que por sua vez envia um P.A que estimula as glândulas sudoríparas a secretar suor que irá resfriar a pele (sensorial setorial) conforme a temperatura normal do corpo.

Além da termoregulação pelo suor, podemos controlar a temperatura através do centro vasomotor localizado no hipotálamo (núcleo de controle de temperatura).

Ao estímulo do aumento da temperatura a pele manda um P.A para o hipotálamo que envia um sinal para o córtex parietal, que reenvia um outro sinal para o hipotálamo que envia um P.A para as veias que fazem uma vasodilatação nos vasos periféricos da pele, resfriando o sangue, sem aumento do fluxo sangüíneo.

O hipotálamo possui um núcleo composto por neurônios que possuem seus axônios que servem como sensor regulador da temperatura (fazendo vasodilatação ou vasoconstrição).

Excreção de produtos químicos:
Dependendo de alguns produtos químicos e da necessidade corporal de absorver as substâncias, pode haver quantidade excessiva destes produtos no organismo que é secretado pelas glândulas sebáceas dependendo da afinidade com a substância, que vem pelo sistema venoso capilar; quando estas glândulas fazem a troca de CO2 e resíduos metabólicos para O2 e nutrientes, estes nutrientes além de sais minerais, proteínas trazem junto os produtos químicos em excesso que irá entrar em contato com os sebos e o suor, que serão eliminados conforme a secreção das glândulas.

SISTEMA ENDÓCRINO:
Ao receber os raios solares a pele forma hormônios (vitamina D3) que irá atuar no intestino grosso através da corrente sangüínea, que ajuda o intestino na absorção de cálcio e fósforo dos alimentos que irão alimentar as células do corpo e depositar-se nos ossos.
Outra função do sistema endócrino é o estrogênio na pele.

RANSENIASE:
É uma mancha na pele onde se perde a sensibilidade ou a função sensorial da pele.




Figuras relacionadas