Sistema urinário

Nosso sistema urinário é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. Sua função é a eliminação de substâncias tóxicas residuais, inúteis ao organismo.

O nosso corpo absorve os nutrientes dos alimentos e utiliza-os para manter o funcionamento do nosso organismo. Após separar o que necessitamos, o organismo libera o restante no sangue e no intestino. O sistema urinário trabalha com os pulmões, a pele e o intestino liberando os resíduos para manter o balanço químico e de quantidade de água do nosso corpo humano.

O sistema urinário remove um tipo de resíduo do sangue chamado de uréia. Ela é produzida pelas proteínas dos alimentos. A uréia é transportada pela corrente sangüínea para os rins.

Os rins são órgãos ricamente vascularizados, possuem a forma de feijão e são simetricamente situados a cada lado da coluna vertebral, na região lombar. Os rins removem a uréia do sangue por meio de delicados filtros chamados de néfrons.

Cada néfron é composto por um conjunto de capilares sangüíneos, chamados de glomérulo e um pequeno tubo chamado de túbulo renal. Uréia com a água e outras substâncias residuais formam a urina assim que passam pelos nefrons e túbulos renais do rim.

Dos rins, a urina é transportada por finos canais chamados de ureter à bexiga urinária. O ureter é composto por fibras musculares que realizam movimentos constantes de contração e relaxamento para levar a urina dos rins à bexiga urinária. Pequenas quantidades de urina são transportadas dos rins à bexiga a cada 10 ou 15 segundos. A bexiga urinária é um reservatório muscular na forma de um balão. Situada na pelves, coleta a urina passivamente e continuamente e a expulsa ativa e intermitentimente.

Os músculos circulares chamados de esfíncter ajudam a continência urinária impedindo a perda pela uretra o canal que permite a exteriorização da urina para forma do corpo humano. Os nervos da bexiga transmitem a ordem de quando é hora para urinar e esvaziar a bexiga.

Quando urinamos, ocorre a contração dos músculos da bexiga e o relaxamento do esfíncter uretral, com o esvaziamento pleno da bexiga. Após ocorrido o esvaziamento, o esfíncter volta a se contrair e o mecanismo de enchimento da bexiga novamente é iniciado.




Figuras relacionadas