EducadoresAlunosEscolaComunidade
 
 

Você sabia que os Guarani....

Território
Na época da chegada dos espanhóis, ocupavam toda a parte leste da América do Sul, entre o rio Maranhão, o Amazonas, o oceano Atlântico e a Cordilheira dos Andes. Até hoje existem grupos de língua guarani às margens do Maranhão .

Aspecto Físico
É variável segundo as diversas parcialidades, mas tem traços comuns como: pele acobreada, cabelos lisos negros, pouca barba, bom desenvolvimento físico, estatura alta, pomo de Adão ligeiramente proeminente, nariz reto e lábios grossos.

Aspecto Psíquico
São homens calmos, atentos, seguros de si mesmos, sem arrogância e com grande nobreza. Conversadores e razoáveis. Alguns de grande eloqüência, mas todos muito vivazes mentalmente. Observadores profundos. Altamente intuitivos. São alegres no geral. Quase nada lhes é trágico. São capazes de satirizar suas próprias circunstâncias, burlar seus próprios defeitos e torpezas e gastar "promas" nos momentos mais trágicos.

Crenças
A Cosmogonia guarani diz que Ñanderuvusu criou a terra sobre dois paus cruzados. No centro da terra fez a primeira casa e a primeira chácara. Depois, retirou-se para sua morada. Um filho seu chamado Ñanderyke´y criou posteriormente todos os demais elementos.
Disse ademais que em algum momento virá "nosso pai absoluto" para retirar um desses paus e a terra despencará num abismo eterno. O sol não será visto novamente, e por esse motivo acabará toda classe de vida na terra. Mas antes que isso ocorra virá um grande tigre azul (jaguarovy) para causar estragos. Depois a terra começará a desmoronar-se desde o poente (mba´emegua). Depois as grandes chuvas abarcarão toda a terra que finalmente se destruirá. Não obstante, o gênero humano se salvará emigrando par a morada de seu pai.

voltar

Copyright © 2024 - Portal Educacional do Estado do Paraná
Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Água Verde 80610-011 - Curitiba - Paraná - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar