II Seminário Integrador do Plano Estadual de Educação – PEE Paraná

A Secretaria de Estado da Educação realizou o II Seminário Integrador do Plano Estadual de Educação nos dias 14 e 15 de abril de 2005, em Curitiba. Participaram do evento aproximadamente 250 pessoas, dentre professores da rede pública, professores das universidades estaduais, chefias dos Departamentos de Ensino da Secretaria e dos Núcleos Regionais de Educação, bem como suas equipes pedagógicas.

Participaram da abertura do Seminário e das Oficinas de Integração autoridades do Executivo e do Legislativo estadual e municipal, representantes de setores organizados da Sociedade Civil, como o Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública e a APP-Sindicato, o Conselho Estadual de Educação e a Undime/PR (ver box com a íntegra do relatório do evento).

Os participantes das Oficinas de Integração trabalharam na análise do Documento 2 – Estudos Temáticos para o PEE PR – Resultados do I Seminário Integrador, do relatório A Voz das Escolas e do PEE – Educação Superior, documentos preliminares que subsidiaram os debates.

As sínteses e proposições produzidas no II Seminário foram apresentadas pelos relatores dos GTs em plenária, ao final dos trabalhos. Os relatórios sistematizados por níveis e modalidades de ensino serão encaminhados à Coordenação Geral do PEE PR no mês de maio de 2005.

Também no final de maio, será divulgado novo cronograma de atividades. Conforme cronograma apresentado pela Coordenação Geral do PEE aos participantes do II Seminário, a SEED planejou obter uma versão do documento do Plano Estadual até agosto de 2005, para levá-lo à discussão mais ampla, por meio da realização de Audiências Públicas. Em face da necessidade de aprofundamento das discussões, é possível que o cronograma seja revisto.

O Secretário de Estado da Educação reafirmou a necessidade do planejamento educacional no Paraná, tendo em vista que nosso Estado não conta com um Plano Estadual de Educação, considerado por ele um importante instrumento político que deve nortear as transformações no setor educacional. Salientou a urgência da conclusão dos trabalhos, para que o documento do PEE possa ser submetido à apreciação pública.

Nota: Os documentos analisados no II Seminário Integrador do PEE PR ficarão disponíveis para consulta na Biblioteca da Secretaria de Estado da Educação (CEDITEC). Os relatórios que deram origem ao documento sistematizado “A Voz das Escolas” – resultantes dos debates no interior das escolas da rede pública estadual – serão mantidos na íntegra (aproximadamente 400 páginas).

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO DO EVENTO

Apresentação de Valéria Arias às Equipes Pedagógicas dos NREs, realizada em Faxinal do Céu em 09/04/2005

Apresentação de Marise Manoel aos participantes do II Seminário Integrador, realizado em Curitiba em 14/04/2005

Fotos

Se você desejar Salvar estes documentos, clique com o botão direito do mouse sobre o título do arquivo e escolha a opção “Salvar destino como...”


Copyright © 2024 - Portal Educacional do Estado do Paraná
Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Água Verde 80610-011 - Curitiba - Paraná - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar