EducadoresAlunosEscolaComunidade
 
 
O Paraná tem uma população indígena estimada em cerca de pouco mais de oito mil pessoas. Eles são do grupo Jê da etnia Kaingang e do grupo Tupi-guarani da etnia Guarani. Desse total, 25%, ou seja, mais de dois mil índios são atendidos pela Secretaria de Estado da Educação.
O Estado tem 27 escolas em áreas indígenas, 21 municipais, quatro federais e duas estaduais. Dos 2.035 alunos indígenas, 1.482 estão cursando de 1ª a 4º série; 223 estão na pré-escola; 120 cursam de 5ª a 8ª séries; 60 estão no ensino médio; e, 25 índios fazem cursos superiores. São 150 professores, dos quais, 83 são kaingangs e guaranis.
Preocupada em garantir o direito à escolarização dos índios, nos últimos anos a Secretaria de Estado da Educação implementou diversas ações que ampliaram e aprimoraram a oferta de Educação Escolar Indígena.

 

 

 

 

 

Comunidade Indígena
Eles já estavam aqui muito antes da chegada dos colonizadores. Eram dezenas de grupos. Viviam da terra e para a terra. A partir da colonização do Paraná, no século XV, começou a integração dos índios com os colonizadores. Os dois principais grupos eram os guarani e os kaingang. Conheça mais sobre a história de nossos indígenas.

Hábitos, usos e costumes
As terras encontradas pelos portugueses a oeste do Atlântico eram cobertas por matas virgens. A ocupação do território teve início com a derrubada dessas matas, escravizando ou matando os povos indígenas que nela habitavam. Alguns índios escaparam para o interior e lá permaneceram até que, mais tarde, foram novamente surpreendidos pelos colonizadores.
Conheça os números da Educação Indígena no Paraná

Você sabia que os Guarani....
A Antropologia concluiu que os Guarani não constituem uma raça em termos somáticos, senão uma junção de várias raças identificadas por uma língua comum. Constituem, portanto, uma família lingüística. Conheça algumas características destes índios.

Conheça as Terras Indígenas do Paraná
Existem no Estado aproximadamente 9015 Indígenas, habitando 85.264,30 hectares de terra. Esta área está distribuída em 17 terras abrigando as etnias Kaingang, Guarani e 6 remanescentes do povo Xetá. Veja a distribuição e como elas se encontram no mapa.
 



Copyright © 2024 - Portal Educacional do Estado do Paraná
Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Água Verde 80610-011 - Curitiba - Paraná - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar